Solicite Orçamento

Fale conosco e solicite orçamento gratuitamente em nossas opções de contato.

Rua Independência, 409 - Bairro Chácaras – Garibaldi / RS (54) 3462-1375 fontana@metalurgicafontana.com.br
a

A Indústria da Construção Metálica alia sustentabilidade à rapidez e limpeza

A sustentabilidade é um conceito que permeia todas as atividades humanas. Os recursos naturais disponíveis no planeta não são infindáveis, como se acreditava ou se fazia acreditar, antigamente.

A tecnologia já possibilitou mecanismos de vizualização dos limites do planeta no espaço, já se pode até medir a intensidade das tempestades solares. E mesmo tendo sido provado que recursos naturais são findáveis e altamente suscetíveis ao equilíbrio do meio ambiente, muitos países industrializados consomem seus recursos naturais em escala insustentável.

Na União Européia 50% das matérias-primas retiradas das superfície da terra são utilizadas na construção civil. E mais de 25% de todos os resíduos sólidos descartados no meio ambiente são gerados pela construção civil. A sustentabilidade da construção normalmente é definida em três searas: ecológica, econômica e sócio-cultural. Para avaliar a sustentabilidade de um sistema construtivo é preciso considerar estes três aspectos, incluindo o ciclo global da construção, desde a extração das matérias-primas utilizadas até sua demolição e destino final dos seus resíduos resultantes.

Atualmente é necessário desenvolver esforços para promover estratégias e minimizar os impactos ambientais provocados pela indústria da construção, além de desenvolver formas de melhorar as condições de competividade da atividade. Promover técnicas eco-eficientes são práticas do Desenvolvimento Sustentável. E a indústria do aço e da construção metálica desenvolvem papel fundamental nesta evolução.

O aço é um material 100% reciclável. Preserva totalmente o ambiente construído com rapidez e limpeza, além de apresentar obras secas, de onde nunca vazam resíduos líquidos contaminantes. E, ao contrário das famosas caçambas com resíduos de obras que enchem os aterros, na indústrias da construção metálica existe pouco disperdício de material.

A Construção Sustentável portanto propõe a minimização do consumo de recursos naturais e a maximização da dua reutilização, o uso de recursos renováveis e recicláveis, a proteção do ambiente saudável e não tóxico e a qualidade na criação do ambiente construído. De acordo com estes princípios são definidas as linhas gerais que conduzem a uma construção mais sustentável.

Neste aspecto, a sustentabilidade é integrada ao ciclo de vida do projeto considerando o desenvolvimento de soluções otimizadas na escolha estética, do custo, da vida útil dos materiais, sua manutenção e consumo de energia. E as qualidades ambientais dos materiais utilizados na concepção funcional do projeto, sua exploração no meio ambiente, a durabilidade de seus componentes e a facilidade de desconstrução destes componentes escolhidos.

Analisando as várias fases ao longo do ciclo de vida de uma estrutura metálica, identificam-se vantagens deste tipo de construções. As estruturas metálicas implicam numa pré-fabricação, transformando o processo de construção em montagem, o que torna o processo mais eficiente, mais rápido e minimiza os riscos e prejuízos da obra. Simultaneamente, estruturas relativamente leves conduzem à construção de fundações mais reduzidas, permitindo a preservação do solo e a redução da movimentação de terras.

Fonte:
Revista Construção Metálica Ed 104 – ABCEM